terça-feira, outubro 25, 2022

Botando a cabeça pra funcionar 30


A imagem da semana é essa:


Pequena eu era, mas o pé não arredava
Ficava ao lado sempre de quem cozinhava
E via uma bacia enorme, cheinha de carne moída
Minha avó jogando sal, pimenta, meu tio mexendo
Depois uma máquina se instalava na mesa e
saiam linguiças enormes,cheirosas.
Na tuia, ao lado da casa eram perfiladas no varal 
como se roupas fossem secando ao sol
Já na cozinha outro varal delas  ficavam ao sabor
da fumaça, defumando-as e perfumando também!
Era um dia especial de muito trabalheira
Cozinhava-se num tacho as mais deliciosas carnes suinas
No fundo de uma lata, eram colacadas e enchiam-nas de gordura
A gordura era para fazer a comida e sempre a carne aparecia
Era tanta fartura, que doçura de infância o Gordo foi trazer!
E Chica muito bacana, logo publicou
Meu cunhado voltando extasiado da Itália
Disse-nos que lá ele comia a mesma linguiça 
que minha avó fazia!

Chica, agradeça ao seu filho Gordo pela foto linda
que me fez voltar a minha querida infância. 
Grata a você também!
Beijos a todos e participem AQUI



 

7 comentários:

Roselia Bezerra disse...

Olá, querida amiga Luiza!
Que encanto sua participação!
Voou nas reminiscências da sua infância.
Deu para sentir, lendo, até o cheirinho da linguiça.
O perfume dos defumados, de fato, é inebriante.
Tenha dias abençoados, amiga!
Beijinhos com carinho fraterno
😘🕊️💙💐

Heloisa de Mesquita Inoue disse...

Amei‼️🥰🥰🥰 Realmente, dá pra sentir o cheirinho da linguiça ‼️😊😊😊

chica disse...

Que lindo,Maria Luiza!

Adorei ter com essa foto do Gordo, evocado tantas boas recordações para tantos aqui e as tuas lindas, boas, bem guardadas. Isso faz bem, embora mexa com as saudades, né!
Obrigadão, adorei e novamente deixo aqui ainda adiantados, meus PARABÉNS pelo niver amanhã! beijos, chica

Verena disse...

Querida Maria Luiza
Seu jeitinho doce de escrever me encantou.
A imagem da Chica nos despertou felizes lembranças.
Tenha um excelente fim de semana.
Beijinhos
Verena.

pensandoemfamilia disse...

Linda participação , também fui ao encontro das minhas lembranças, Participando atrasada, bjsss

Ailime disse...

Boa tarde Maria Luiza,
Que gratas recordações! Eu também tenho imensas e eram três dias de festa, quando se matavam os porcos. Família e vizinhos todos ajudando. Os chouriços eram feitos manualmente e curados no fumeiro. Ao sol não havia esse hábito e máquinas para encher também não.
As tripas eram cheias com a ajuda de um apetrecho cujo nome não recordo;))!!
Aproveito para lhe endereçar os meus Parabéns pelo seu Aniversário!
Desejo-lhe muitos anos de vida e saúde. Mil felicidades na companhia dos seus amados.
Beijinhos carinhosos,
Ailime

Toninho disse...

Uma bela lembrança Luíza, que vivemos e hoje recordamos.
Meus parabéns com desejos de paz e felicidades amiga.
Bjo no coração.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...