É isso mesmo, saindo do convencional para ousar no sabor de uma simples acelga que na minha opinião era uma verdura até meio insossa. Prá falar a verdade, eu só sabia fazê-la em salada, cortada em tirinhas ou abafadinha. Em minha vasta literatura culinária, nunca vi e encontrei nada interessante com acelga. Certo dia, um amigo em visita, trouxe-me essa acelga. Me apaixonei pela acelga, mas não sabíamos com fazê-la. Meu amigo disse-me que foi um amigo coreano que a fizera. Certo dia passeando por uma banca de revistas vi um livrinho chamado "Sabores da Ásia" da revista Claudia, edição especial e, de imediato comprei. Ao folheá-lo, já em casa, descobri a tal receita da acelga na página da Coréia. Nunca mais parei de fazê-la.
ACELGA EM CONSERVA OU KIMCHI
3 xícaras de cenoura ralada
2 xícaras de água
1/4 de xícara de gengibre ralado
1/4 de gochu jan em pó
1 colher (sopa) sal
6 dentes de alho amassados
1 maço pequeno de acelga
Para a salmoura
1/2xícara de sal
4 litros de água quente
Preparo
1 Salmoura: numa tigela grande, misture a água e o sal. Coloque as folhas da acelga, já lavadas e deixe-as descansar por 1 hora em temperatura ambiente.
2 Molho: numa tigela média misture os demais ingredientes e reserve. Escorra as folhas da acelga e lave para retirar o excesso de sal.
3 Montagem: num recipiente grande, intercale camadas de acelga com o molho reservado até terminarem os ingredientes. Cubra com filme plástico e deixe descansar em temperatura ambiente por 8 horas. Depois desse período a conserva já está pronta para ser consumida. Se desejar, conserve na geladeira por mais alguns dias.
Substitua o gochu jan, se não o encontrar, que é meu caso, por molho de pimenta vermelha.O prato mais famoso da Coréia é, na realidade, um método de preparação ( conserva) que se adapta a legumes, folhas, peixes e até frutas. Antigamente a conserva era preparada para as famílias enfrentarem o inverno, mas hoje é indispensável em qualquer refeição, até no café da manhã. Deles, é claro. Eu faço porque no verão quase não temos as folhas fresquinhas e tão bonitas como no outono. Tenho certeza que fica deliciosa e diferente!