sábado, janeiro 29, 2011

SAINDO DO CONVENCIONAL - KIMCHI

É isso mesmo, saindo do convencional para ousar no sabor de uma simples acelga que na minha opinião era uma verdura até meio insossa. Prá falar a verdade, eu só sabia fazê-la em salada, cortada em tirinhas ou abafadinha. Em minha vasta literatura culinária, nunca vi e encontrei nada interessante com acelga. Certo dia, um amigo em visita,  trouxe-me essa acelga. Me apaixonei pela acelga, mas não sabíamos com fazê-la. Meu amigo disse-me que foi um amigo coreano que a fizera. Certo dia passeando por uma banca de revistas vi um livrinho chamado "Sabores da Ásia" da revista Claudia, edição especial e, de imediato comprei. Ao folheá-lo, já em casa, descobri a tal receita da acelga na página da Coréia. Nunca mais parei de fazê-la.
ACELGA EM CONSERVA OU KIMCHI
3 xícaras de cenoura ralada
2 xícaras de água
1/4 de xícara de gengibre ralado
1/4 de gochu jan em pó
1 colher (sopa) sal
6 dentes de alho amassados
1 maço pequeno de acelga
Para a salmoura
1/2xícara de sal
4 litros de água quente
Preparo

1 Salmoura: numa tigela grande, misture a água e o sal. Coloque as folhas da acelga, já lavadas e deixe-as descansar por 1 hora em temperatura ambiente.

2 Molho: numa tigela média misture os demais ingredientes e reserve. Escorra as folhas da acelga e lave para retirar o excesso de sal.

3 Montagem: num recipiente grande, intercale camadas de acelga com o molho reservado até terminarem os ingredientes. Cubra com filme plástico e deixe descansar em temperatura ambiente por 8 horas. Depois desse período a conserva já está pronta para ser consumida. Se desejar, conserve na geladeira por mais alguns dias.
Substitua o gochu jan, se não o encontrar, que é meu caso, por molho de pimenta vermelha.
O prato mais famoso da Coréia é, na realidade, um método de preparação ( conserva) que se adapta a legumes, folhas, peixes e até frutas. Antigamente a conserva era preparada para as famílias enfrentarem o inverno, mas hoje é indispensável em qualquer refeição, até no café da manhã. Deles, é claro. Eu faço porque no verão quase não temos as folhas fresquinhas e tão bonitas como no outono. Tenho certeza que fica deliciosa e diferente!

14 comentários:

Lucinha disse...

Maria Luiza,

Eu nunca comi acelga, mas muitos têm a mesma opinião que você. Acham muito sem gosto.
Mas depois de ver esse prato magnifico preparado com tanto carinho, me deu até vontade de experimentar.
Conheci alguns coreanos aqui, e eles me contaram que a culinária deles é muito boa. Ainda não provei, mas pretendo provar em breve.

Amei o post.

Você a a Rô vão acabar me convencendo a gostar de culinária com essas receitas maravilhosas que vocês postam.rsrss

Beijos

orvalho do ceu disse...

Olá, querida Maria Luíza
Aprendi a gostar de acelga em Montevidéu...
Aqui não se valoriza muito as verduras...
Ótima dica nos deu, obrigada.
Bjs de paz e excelente fim de semana.

Felipa Monteverde disse...

Nem faço ideia do que será acelga, mas calculo que não gosto... sou muito esquisita com experimentar novas comidas, a menos que seja frango, que esse como-o de todas as maneiras possíveis e imaginárias.
Amiga Maria Luiza, esse seu prato pode ser gostoso mas eu passo (rsrs)...
Beijinhos e bom fim de semana

disse...

Aí, meu deus do céu tô tentando fazer um regiminho e me deparo com essa delícia.
Não tem jeito, já tô copiando pra fazer pra mim pro maridão.
Minha linda tá tudo bem? espero que já tenahm terminado a obra em sua casinha e que você esteja bem.
Bom domingo que Deus te abençoe!

Calma que estou com pressa! disse...

oi amiga-
adroo pratos assim, cheio de verduras, coloridos - eu sei que estou me alimentadndo e fazendo para bem para meu corpo -
s onão sei o que é gochu jan- ???????
hoje tb postei um prato que faço muito aqui emcasa, tudo gratinado, no forno, porque fritura não faz parte do meu cardápio\9e vez emquando dou ma escapulida e como um pastel com calda de cana)
mas parendi muito na minha reeducação alimentar-
adorei teu rpato -
b
lu

Claudia disse...

Menina, eu adoro o crocantinho da acelga, já anotei a receita e vou fazer.

beijos

DecorflorindoUnhas Adesivos disse...

oi xará, uso meu apelido nos blogs, mas na verdade tbém me chamo Luiza, bjsss

Virginia Maria de Jesus Fassarella disse...

Adoro experimentar, quem sabe um dia? Pratos deliciosos. Tem selinho no meu blog para você. Beijos.

Cris de Sales Lobato disse...

Hummm amiga...que receita interessante!
Eu já gosto de acelga então vou gostar mais desse jeito. Vou falar para o Zé dar uma olhadinha aqui, que ele está sempre querendo testar receita novas!
Beijinhos

Cris de Sales Lobato disse...

Maravilhaaaa, Maria Luiza...eu que já gosto de acelga, então nesta receita vou adorar!
Vou falar para o Zé dar uma olhada aqui pois está sempre querendo experimentar receitas novas...ainda mais com legumes, que apetecem bem mais com o calor...Ontem ele fez um Ratatouile que estava um must!

Beijinhos.

José Maria Lobato disse...

Oláaa,,,, chlep cara amiga, parece delicioso,,, na verdade nunca comi acelga na minha vida, mas fiquei cheio de vontade de experimentar!!!
beijocas culinárias,,,, Zé Maria

tia Ném disse...

Oi amiguinha.
Que saudades!!!! Vi vc lá no bloguito, estou demorando um pouquinho para visitar os blogs... mas chego lá...rsrsrs.
Sua receita parece deliciosa! Hum.....
Bjos: tia Ném.

Provance Home Banho disse...

Amigaaaaaaaaaaaaaaaaa,

Gosto de ti !!!
Vc sabia !!! Tu és especial pra mim ...
Ah...a Provance tá fazendopromoção no site de compras
www.usufruir.com.br

Dá uma força tah....
Bjusssssssssssssssssss

Anônimo disse...

Ola, bom eu conheço essa receita mais eh preparada de modo diferente, minha irma fazia sempre..ela colacava o sagava a acelga colocava em uma vasilha tampava colocava um tijolo em cima, e deixa em um lugar bem escuro por uns tres dias..depois ela retirava folha por folha lavava, e e som emtao colocava o gengibre e ela colocava pimenta dedo de moça picada..montava as folhas em um vidro grande e colocava o molho e deixava na geladeira por umas 12 hs..so entao a gente comia com arroz branquinho..bem quente..nossa muito bom, vi aqui essa receita e me deu saudades..

bjs!
marlene

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...