segunda-feira, abril 30, 2012

MEU TRABALHO


"Farei meu trabalho
Seja grande ou pequeno
Terei orgulho de quando dançar meu suor.
Vou semear o grão e esperar pela chuva
Para capinar, lavrar  a terra e juntar
Minha colheita duramente conquistada.
Farei meu trabalho
\Seja grande ou pequeno
Orgulhoso de mim onde dançar meu suor
Farei meu trabalho 
Que sai de minhas mãos
De meu esforço e esperança
De meu dever, minha busca,
Esse trabalho eu o farei
Pois no mais fundo de mim
Saberei que é meu
Um trabalho em que tentei e tentei
Como um homem de meu tempo."

Lwanga Mwanje- Campala  - Uganda

Gosto muito desse poema. Desde 1995 eu o tenho guardado. Nele eu percebo e sinto a grandeza de quem trabalha arduamente ao sol ou em tempos modernos sentados em cadeiras que te levam pra lá e pra cá, com máquinas que fazem tudo sem muito esforço físico, só mental. Gosto muito desse poema, pois me dá disposição para eu fazer algo que eu não esteja a fim. Basta eu recitar os primeiros versinhos e então a vontade aparece. Para mim, ele é  uma oração de louvor e agradecimento que esse rapaz africano fez na escola, quando era estudante.

É também a minha singela homenagem ao glorioso São José, o carpinteiro, padroeiro dos trabalhadores.

Que você tenha um feliz feriado, passeando ou com essa chuvinha intermitente, ficar quietinha em casa e até refletir sobre a grandeza de você ter um trabalho.
Beijos!


27 comentários:

chica disse...

Também adorei essa poesia e como um mantra mesmo. Anima!!!
E trabalhar, cumprir as tarefas com vontade faz uma diferença,não?

beijos,lindo feriadão!chica

Valéria disse...

Oi Maria Luiza!
Uma bela oração! A satisfação de realizar um trabalho e vê-lo concluido é indescritível, seja ele grande ou pequeno. Lindo poema!
Beijinhos e uma semana abençoada!

COLHENDO FLORES ENTRE ESPINHOS disse...

Adorei essa imagem!! Como é linda!
a mensagem tambem esta demais!
bjs

Imaculada disse...

Querida Maria Luiza!
Lindo poema! Realmente uma oração de louvor...
Abraços! Um feriado abençoado e feliz pra ti.

Élys disse...

Gostei muito e dá vontade de repetir: Farei meu trabalho...
Beijos.Bom feriado.

MARILENE disse...

Os ensinamentos desse reflexivo poema nos levam a agradecer e continuar.
Muitas tarefas, ainda que árduas, são nossas e temos que realizá-las com amor e perseverança.

Bjs.

disse...

Poesia linda que anima nossa alma e espirito. Você sempre a partilhar aquilo que preciso ler.
Eu só que dizer Amem e amem...
Beijos e abraços bem carinhosos!

Unknown disse...

Minha amiga, sentada aqui na minha cadeira de escritório(que eu não gosto nem um pouco, pois me faz ficar muito tempo inerte, sem me exercitar, foi mesmo uma benção poder ler esse poema,um verdadeiro alento, muito bem vindo numa tarde de tantos afazeres,

Obrigada,
Meu abraço

Eva disse...

Ai que linda comemoração do dia do trabalho, copieei o texto, fora de série, amiga obrigada pelo carinho, um lindo e abençoado feriado prá ti e os seus. bjinhos.

Gláucia Macedo disse...

poesia que nos toca e o trabalho faz parte do nosso dia a dia

Calu Barros disse...

È de fato oração/poesia que motiva, que encoraja às ações dignificadoras.
Linda escolha, Maria Luiza.

Tenha um ótimo feriado e aproveite o canto da chuva que cai por aqui tbém.
Bjos,
Calu

Betty Gaeta disse...

Oi Maria Luiza,
Eu não conhecia o poema, mas é muito bonito.
Por aqui tb está chuvoso e friozinho.. eu gosto.
Beijos 1000 e uma semana maravilhosa para vc.

SORTEIO “Chá do Chapeleiro Maluco”
http://www.gosto-disto.com/2012/04/sorteio-cha-do-chapeleiro-maluco.html

espaço esplendoroso disse...

Oi Maria!!
Que lindo poema adorei, não conhecia é mesmo uma oração, que anima e edifica. Que carinho dedicar à São José, ficou muito bem. Feliz feriado pra você! Bjs, Ieda.

Lúcia Soares disse...

Lindo poema, Maria Luiza. Dá ânimo para a luta, ou envergonha quem hoje não faz esforço nenhum e não ama a natureza. É dela que nos vem o sustento e é com o suor de alguns que milhões se nutrem, se divertem, se espreguiçam, sem nada valorizar.
Bom feriado.
Beijo!

(Maria Luiza, sinto sua falta no meu blog. Na sua lista ainda consta meu antigo blog, que desativei, o "De amor e de...".
Se me der a honra de me visitar, o novo endereço é: www.luciahsoares.com e o blog chama-se "Sem Medida".)

CamomilaRosaeAlecrim disse...

Adoro suas mensagens e fotos...me deixam tranquila e mais feliz em pensar na vida!
Bjs e te desejo uma ótima terça-feira e bons pensamentos!
CamomilaRosa

Ilaine disse...

Linda a poesia, amiga!
Uma homenagem especial ao dia que hoje celebramos. Nosso, trabalho - grande ou pequeno - tem seu valor imensurável.

Bom feriado, Flor!
Beijo no coração

Sílvia disse...

Maria Luiza, passei para te conhecer e me deparo com esse belo poeme, realmente é uma oração, me encantei com ele.vem me conhecer será um prazer te receber, bom feriado.
Bjos.
Silvia.

Anônimo disse...

Com nosso livre arbitrio, com nosso talento, com nossos sonhos vivemos, para preencher os dias com nossas experiências e contribuições....


Beijo

Lúcia Bezerra de Paiva disse...

"MEU TRABALHO"! Tão bom, falar, tão bom ler esse lindo poema...pelas palavras, pelo autor, pelo seu complemento, Luíza, pela oportuna partilha!

Obrigada, um abraço,
da lúcia

Vera Lúcia disse...

Olá Maria Luiza,

Cheguei até aqui pelo blog da minha irmã (Momentos Fragmentados/Marilene).
Gostei do que vi e me acomodei.

Realmente o poema é muito lindo.

"Ficar ocioso é tornar-se um estranho às estações e sair da procissão da vida, que marcha majestosa e em orgulhosa submissão
em direção ao infinito." (Gibran).

O trabalho sempre dignifica, independente de sua categoria. Basta que o realizemos com prazer
e que o valorizemos como uma dádiva.

Ótimo feriado.

Beijo.

Anne Lieri disse...

Luiza,de fato uma poesia pra ser guardada,lida e relida muitas vezes!Muito bonita!Bela tb a homenagem a São José!bjs e bom feriado!

casa de fifia disse...

OLA Maria Luiza
o trabalho nobiliza o homem.
sem ele o homem não tem honra ...
como diz a canção.
bom dia do trabalhador.

bacione

Nana Pinho disse...

Maria Luiza , como respondi no seu comentario la no blog, mais uma do Sr Google, em outros varios blogs de amigas meus comentarios não se firmavam...muitas amigas como vc me procuraram e reclamaram minha falta achando estranho fui ler na net algumas coisas e é como um bug...mas acredito que td esta resolvido!!!Me pediram para comentar, confirmar e depois de um tempo voltar e ver se td correu certo!

Beijos e boa semaninha...não te abandono mais!!!

Maria Lúcia disse...

Trabalho é também alegria. Bjs.

Maria Lúcia disse...

Trabalho é também alegria. Bjs.

Maria Lúcia disse...

Trabalho é também alegria. Bjs.

Vem da Terra disse...

Adorei o poema e a imagem foi muito bem escolhida, ficou muito lindo.
Beijo!
Marilsa

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...