segunda-feira, agosto 06, 2012

OUTROS USOS - Parte I


Um velho prato de madeira para churrasco... 
agora é moldura para uma terna lembrança de minha bisavó:
 uma toalhinha de crochê que ela fez para o meu enxoval e 
olhe só a relíquia, ela começava muito cedo a fazê-lo.



Essa, de cabelinhos brancos, é a minha nona Madalena.
Não sei porque ela teimou e não quis ser a última, na foto.
Ninguém determinava nada. 
Sempre foi assim: 
era ela  que tudo determinava. 


Nona era da Itália. De Gênova. 
Todos a temiam. Eu não! 
Sempre fui enrabichada nela. 
Quando ela anunciava que ia sair eu já respondia:
- Eu vou também!!! 
E ficava ao lado dela enquanto 
ela atrelava a charrete aos cavalos.
Ela parecia Deus!


A ela, minha saudosa lembrança!
A você, meu carinho e meu abraço!
Linda semana!

23 comentários:

Beth/Lilás disse...

Oi, Maria Luiza!
Que delicada sua forma de lembrar sempre desta nona querida!
Adorei o pratinho com o pano de rendinha, ficou lindo junto às fotos antigas na parede.
Uma vó assim é pra nunca esquecer e faz bem a gente reavivar a memória, dando vida a coisas esquecidas ou guardadas. parabéns pelo cuidado e carinho!
Apareça, ando com saudades docê!
beijos cariocas

Unknown disse...

Que post gostoso! Ótimo jeito de começar a minha semana e creio que a de todo mundo também! Obrigada.

Cauê Santos disse...

Que legal a História da avó e o quadro renovado com o crochê.
Te contei que minha avó tem 80 anos e moramos juntos.
Até os 74 ela era presidente de um clube aqui onde moramos. Além disso é viciada em futebol, e torcedora fanática desse mesmo clube que era presidente, o Esperança.
Tu acreditas que ela foi treinadora do time de futebol? De invadir o campo e tudo mais !
Ano passado, quando comemoramos o aniversário dela, organizei a festa, e de sacanagem com ela eu ficava dizendo que quem mandava em tudo era eu, que eu que decidia..
Sem noção a brabeza dela. A gente brinca na família que o Slogan da vó é: "Ninguém vai mandar na minha cabeça"! Hehehehehe
Ela vive dizendo isso.
Mas braba ou não, teimosa ou não, amo demais ! E curto muito !
Acho que com ela aprendi a gostar ainda mais dos idosos.
Uma boa semana
Beijo no coração !
Cauê

Paula Kasas disse...

Linda homenagem Maria Luiza.
Deve dar uma saudades, não é ?
Minha avó tambem era desse tipo brava, só todos os netos dobravam ela...kkk..que fofa.
Beijokas
Paula Kasas

Anônimo disse...

Bonito mesmo esse seu carinho por sua nona. Poucos netos o tem.
Beijinho e tudo de bom...

chica disse...

Que lindo usos destes para guardar o trabalho de tua avó..]Lindo!!Criativo! E que belas fotos e lembranças que fazem tão bem a alimentam os dias! beijos,linda semana,chica

Nana Pinho disse...

sempre linda tuas homenagens e carinho pelas tuas coisas!

BeijO de Nana .
Nana Pinho Em Cores

Ailime disse...

Olá Maria Luiza,
Sempre mostrando coisas lindas, excelentes recordações.
São estas lembranças sempre presentes em nosso coração que nos ajudam também a construir o nosso amanhã.
Beijinhos,
Ailime

ValeriaC disse...

Que lindeza o modo que você guardou a toalhinha e que maravilha sua nona, ser uma mulher assim determinada, firme, gosto disso numa pessoa...
Doce semana amiga, beijinhos,
Valéria

Misturação - Ana Karla disse...

Essa Nona era mesmo muito querida. Senti a emoção nas suas palavras dona MaLu.
Xeros e boa semana

Lúcia Soares disse...

Maria Luiza, eu também tive o maior xodó com minha avó materna. A paterna não conheci, mas era uma mulher guerreira, mãe de 13 filhos. As minhas duas vovós eram dóceis, daquelas mulheres de quem o marido era senhor. rsrs
Achei linda sua ideia de colocar o pano de crochê como um quadro. Um lindo trabalho e uma linda homenagem.
Beijo!

Lucinha disse...

Maria Luiza,

Doces lembranças, no seu coração e sua mente, e que agora estão fixadas na parede.
A transformação ficou linda. Imagino a emoção que é ter um trabalho manual feito por sua Nona, há tantos anos atrás.

Acho que toda Nona é teimosa.kkkk A minha também era um pouco, e eu conseguia sempre esse lado dela. Rs

Lindo post que trás uma saudade boa.

Um lindo dia.

Beijos

Priscila Ferreira disse...

Boa semana!
adorei o crochÊ!

Regina disse...

Oi Maria Luiza, tudo bem?

Adorei o post.

E a vontade da vovó não querer ser a última na foto, que fofa.

Minha avó materna era portuguesa e muito enérgica, mais na hora dos apuros, ela nos acolhia sempre.

um beijo carinhoso

Regina Célia

Valéria disse...

Oi Maria Luiza!
Que bela homenagem a esta avó tão especial! Você como sempre bem dedicada aos seus trabalhos feitos cada vez mais com mais amor.
Beijinhos e uma semana abençoada!

Calma que estou com pressa! disse...

oi Maria Luiza
ficou o máximo
e assim fica a obra exposta
doreiiii
bjs
lu

Roselia Bezerra disse...

Olá, querida amiga do coração
Que habilidade vc tem com as mãos!!! A Tetê também é incrível...
Minha vó amada me veio à lembrança... as duas eram lindas... mas uma faleceu quando eu era pequenina...
Obrigada por ter deixado o seu carinho na Série Comemorativa do meu Blog...
DEUS te cubra de bênçãos e te faça feliz!!!
Bjs festivos de paz

chica disse...

Já ri, cedinho com teu comentário por lá. Imagino tu futricando e procurando o Custódio lá nas LENDAS...rs beijos,tudo de bom,chica( não esquece de o chamar de amigo!!)

Élys disse...

Uma doce homenagem que você faz a sua Nona. As avós são inesquecíveis.
Beijos.

CamomilaRosaeAlecrim disse...

Que lindas lembranças!!!
Como é gostoso lembrar de nonas...as minhas já se foram...
Adorei o quadro, parabéns!
Bjs e uma ótima quarta-feira!
CamomilaRosa

Lúcia Bezerra de Paiva disse...

Que belas relíquias, nessas doces lembranças. A parede está um encanto com o quadro de crochê feito pela saudosa nona.
Muito bonito, Maria Luiza.

Um carinhoso abraço,
da Lúcia

Calu Barros disse...

Transborda carinho tua criatividade com esta linda herança de tua nona.Vc espalha delicadeza pela casa e pela vida.Ficou um mimo!
Bjkas,
Calu

AnaCristina disse...

linda a toalha! linda tambem a foto da nona....desconfio que vc nao tinha medo dela por serem parecidas, nao é nao??? rsr

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...