segunda-feira, julho 04, 2011

CASA ARRUMADA


CASA ARRUMADA

Carlos Drummond de Andrade

Casa arrumada é assim:

Um lugar organizado, limpo, com espaço livre pra circulação e uma boa

entrada de luz.

Mas casa, pra mim, tem que ser casa e não um centro cirúrgico, um

cenário de novela.

Tem gente que gasta muito tempo limpando, esterilizando, ajeitando os

móveis, afofando as almofadas...

Não, eu prefiro viver numa casa onde eu bato o olho e percebo logo:

Aqui tem vida...

Casa com vida, pra mim, é aquela em que os livros saem das prateleiras

e os enfeites brincam de trocar de lugar.

Casa com vida tem fogão gasto pelo uso, pelo abuso das refeições

fartas, que chamam todo mundo pra mesa da cozinha.

Sofá sem mancha?

Tapete sem fio puxado?

Mesa sem marca de copo?

Tá na cara que é casa sem festa.

E se o piso não tem arranhão, é porque ali ninguém dança.

Casa com vida, pra mim, tem banheiro com vapor perfumado no meio da tarde.

Tem gaveta de entulho, daquelas que a gente guarda barbante,

passaporte e vela de aniversário, tudo junto...

Casa com vida é aquela em que a gente entra e se sente bem-vinda.

A que está sempre pronta pros amigos, filhos, netos, pros vizinhos...

E nos quartos, se possível, tem lençóis revirados por gente que brinca

ou namora a qualquer hora do dia.

Casa com vida é aquela que a gente arruma pra ficar com a cara da gente.

Arrume a sua casa todos os dias...

Mas arrume de um jeito que lhe sobre tempo pra viver nela...

E reconhecer nela o seu lugar.



Texto de Carlos Drumond de Andrade
Fotos de minha casa

20 comentários:

Lucinha disse...

Maria Luiza,

Eu já conhecia esse texto. Grande Carlos Drummond de Andrade!
Concordo que uma casa tem que ter vida. Por isso, as vezes, eu escrevo em certos comentários, que jardins e casas perfeitas, só mesmo nas revistas.

Gosto de casa limpa e arrumada, mas ela tem que ter vida.

Depois que estou aqui, descobri várias coisas. Uma delas é que no Brasil nos perdemos muito tempo arrumando casa e fazendo comida. Aqui não se limpa casa todos os dias e nem fica duas horas na beira do fogão. Rs
Eles dizem, que o tempo que sobra é para adquirir cultura e aproveitar a vida.
Certo ou errado? Não sei. Risos
Quando aqui cheguei, e até hoje, eles dizem que eu limpo demais a casa. No começo eu ficava chateado com isso. Pois é costume nosso, lavar os banheiros quase todos os dias. Se eu fizer isso aqui, sou até expulsa..kkkkkk

Falando nisso, sua casa tá muito arrumadinha e organizada. Rs Mas com certeza ela tem vida. Uma casa cheia de amor.

Tenha uma abençoada semana.

Taia Assunção disse...

Texto bonito e verdadeiro. Bela casa a sua. Tem promoção lá no blog: http://zambiameularbrasilmeujardim.blogspot.com/2011/07/aniversario-do-blog-e-promocao.html Beijocas!

Anônimo disse...

Não conhecia esse texto acredita ?!!
Me surpreendi e me apaixonei!!!
Vou leva-lo e fazer um post num proximo dia!!!

MondbjOs...♥

chica disse...

Lindo esse texto. Gosto de casa onde sei que foi arrumada, mesmo que logo em seguida a desarrumem...aqui ´assim! Tá tudo n lugar, limpinho, brilhando...Logo chegam os brinquedos, etc. etc...e aí fica lindo.

Só de vez em quando se tá demais ou eu estou com o bichinho da chatice, encarno e me irrito,srsr beijos, linda semana,tudo de bom,chica

disse...

Amo esse texto é perfeito e sua casa mais perfeita ainda minha amiga.
Beijos de linda semana pra ti!

Bia Jubiart disse...

Que delícia de texto, este não conhecia...

Bom dia Maria Luiza!

Sobre a coletiva, coloquei no post *Atualizado*, mais detalhes sobre o mesmo.

Uma ótima semana p/ vc!

Beijossssssss

Maria Luiza disse...

Maria Luiza
Adoro esse texto, casa arrumada, limpa, mas com aconchego,onde todos se sintam bem. Sempre digo: É a nossa casa e tem que ser o melhor do mundo!
Beijos e uma linda semana

Unknown disse...

♥ Querida penso assim mesmo! Amei esse texto! Exatamente por pensar assim mesmo é que pensei e criei o especial MINHA COZINHA, MINHA CARA! Aqui na net tem um monte de blogs que vivem a postar imagens de casas, de cozinhas que são de revista, de novela. Quero ver fotos de cozinhas de verdade, com fogão gasto, com toalhas antigas já velhinhas, mas que foram do enxoval de casamento e não temos coragem de joga fora,...
Oh, vou postar essa mensagem lá no meu blog XERETANDO NA COZINHA, e acho que também no DAY BY DAY.
Beijos, linda segunda e semana também

Diana disse...

Vou te falar, minha casa tem muita vida. bjos

Élys disse...

Casa arrumada, tem que ter vida...Ter vida é casa em que o aconchego, a ternura a paz estão presentes.
Um abraço.

Calu Barros disse...

Que conforto achar na poesia/prosa drumoniana a tradução verdadeira de uma Casa com Vida!As semelhanças são tamanhas que me senti contemplada pela pena do autor.Vejo com alegria que pensamos e agimos igual, eu, vc e Drumond.
Uma casa acolhedora com espaços vividos, limpos e usados, mas com sobra e tempo para vivermos neles.
Adorei!
Bjos Maria Luiza.
Calu

Vida no Campo disse...

Oi querida Maria luiza,esse texto é lindo também acho que casa tem que ser casa,onde tem gente tem bagunça saudavel né e assim é que casa feliz,beijos e uma otíma semana pra ti.

Beth/Lilás disse...

Que beleza de texto, complementado com sua casa gostosa e bem arrumada!
bjs cariocas

Felipa Monteverde disse...

Um dia alguém me disse que as crianças que crescem em casas desarrumadas são mais felizes, então eu disse imediatamente: nem imagina a felicidade enorme que meus filhos têm!
Porque a minha casa é bem desarrumada, mas eu prefiro dizer que é uma casa cheia de vida, rsrs. Somos 7 pessoas e tem sempre lugar para mais um.
Eu nunca mostro fotos da minha casa porque em todos os cantos tem roupa, sapatos, mochilas, livros, etc... Mas somos felizes, sim, as crianças (que já não são tão crianças assim) preenchem a casa toda com a sua presença mesmo quando não estão em casa e eu sinto isso como algo bom.
Casas demasiado arrumadas parecem museus e eu não me sinto à vontade nelas, tenho sempre medo de sujar ou partir algo.
Lindo poema esse, bem escolhido.
Tenha uma boa semana,
Bj

espaço esplendoroso disse...

Lindo e verdadeiro este texto de Carlos Drumond, uma casa arrumada é linda, mas se não tiver vida perde o sentido. A foto de sua casa demonstra aconchego, com certeza tem muita vida! Bjs.

Ana disse...

Gente, amei o texto também mas acho que não é do Carlos Drumond. No blog da Ana Maria Braga tem o mesmo texto como sendo de Lena Gino. Ah, e minha casa é chia de vida. Estou agora construindo uma nova, maior e mais aconchegante mas nunca vou querer que minha casa pareça o Lobby de um hotel.
Beijo
Ana

Luciene Rroques disse...

O nosso cantinho sem dúvidas é o melhor lugar do mundo.
Um abraço

Vem da Terra disse...

Que delícia de texto, obrigada por compartilhar.
Beijo!
Marilsa

TECA disse...

Não conhecia esse texto mas adorei.
Imagina que eu sempre acho que minha casa não está suficientemente arrumada,agora creio que ela é exatamente do meu jeito.Arrumada,não impecável.
Gosto que meus queridos sintam-se bem aqui.
Beijos
Teca

Unknown disse...

Alquem sabe de que livro o poema CasaArrumada esta inserido.
Abracos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...