quinta-feira, julho 21, 2011

UBUNTU


Porque não somos sempre assim?
Olha só que coisa mais linda !!!

UBUNTU


A jornalista e filósofa Lia Diskin, no Festival Mundial da Paz, em Floripa (2006), presenteou-nos com um caso de uma tribo da África chamada Ubuntu.

Ela contou que um antropólogo estudava os usos e costumes da tribo e, quando terminou seu trabalho, teve de esperar pelo transporte que o levaria até o aeroporto, de volta para casa. Sobrava muito tempo, mas ele não queria catequizar os membros da tribo; então, propôs uma brincadeira para as crianças, que achou ser inofensiva.

Comprou uma porção de doces e guloseimas, na cidade. Botou tudo num cesto bem bonito, com um belo laço de fita, e colocou debaixo de uma árvore. Então, chamou as crianças e combinou que quando ele dissesse "já!", elas deveriam sair correndo até o cesto. A que chegasse primeiro ganharia todos os doces que estavam lá dentro.

As crianças se posicionaram na linha demarcatória que ele desenhou no chão e esperaram pelo sinal combinado. Quando ele disse "Já!", instantaneamente, todas as crianças se deram as mãos e saíram correndo em direção à árvore com o cesto. Chegando lá, começaram a distribuir os doces entre si e os comeram felizes.

O antropólogo foi ao encontro delas e perguntou por que elas tinham ido todas juntas, se uma só poderia ficar com tudo que havia no cesto e, assim, ganhar muito mais doces.

Elas simplesmente responderam: "Ubuntu, tio. Como uma de nós poderia ficar feliz, se todas as outras estivessem tristes?"

Ele ficou desconcertado! Meses e meses trabalhando nisso, estudando a tribo, e ainda não havia compreendido, de verdade, a essência daquele povo. Ou jamais teria proposto uma competição, certo?

Ubuntu significa: "Sou quem sou, porque somos todos nós!"

Atente para o detalhe: porque SOMOS, não pelo que temos...

UBUNTU PARA VOCÊ!

Texto recebido pelo amigo Sol da Esteva

17 comentários:

chica disse...

Enqto espero a pancadinha que dura no máximo 15 min, respondo e leio amigos...
UBUNTU!!! bjs, chica

SOL da Esteva disse...

Querida Amiga Maria Luísa

Estas Mensagens são, mesmo, de partilhar por dever moral.
Fico honrado por haver espalhado a Mensagem num destaque com direito a Post.

Ubuntu para ti. Ubuntu para todos.

Beijos

SOL da Esteva

Felipa Monteverde disse...

Realmente dá que pensar, no mundo egoísta em que vivemos.
Obrigada pela partilha, bj

Vivian disse...

Bom dia,Maria Luiza!!

Quanta sabedoria!!Isso é que é cidadania!!!
UBUNDU!!!Beijos!!

Diana disse...

Achei lindo isso viu. E hoje em dia quem divide e é honesto é tido como idiota.
bjos

Anônimo disse...

Q lindo realmente as coisas são mais complexas as vezes e outras simples e falta apenas entendimento....


@NanaP_inho
http://meninacajuina.blogspot.com/
moondbjOs no ♥

Valéria disse...

Oi Maria Luiza!
Que texto lindo! Que lição nos traz!
O querer, o desejar compartilhado porque somos um. Ubuntu sempre!

Beijão!

Vinicius Carvalho disse...

É verdade. porque não somos sempre assim?!

Lindo seu blog, cheguei e saiu sendo seguidor, um prazer conhece-la!

Deixo meu beijo e espero que possa vir e conhecer meu blog!

disse...

Sempre aprendendo. é por isso que muitas vezes pense em deixar meus blogs, mas quando leio minhas amigas, repagino meus pensamentos e fico.
Ubuntu pra ti.
Beijos amiga...sua filha é o encanto em pessoa.
Que orgulho, fiquei encantada om ela.
Beijos, muitos beijos!

Beth/Lilás disse...

Lindo, Ubuntu pra ti também, cara amiga!
E o significado é tão importante para repensarmos este momento tão drástico que a querida África está passando.
bjs cariocas

blog da Paraguassu disse...

Olá Maria Luisa,
Linda esta postagem e cheia de significados que nos mostram o quanto estas pessoas sabem dividir o que têm com os outros. Muito lindo isso tudo! Adorei.
Gostaria de convidá-la a conhecer meu blog e, se gostar, seguir-me e deixar um comentário em minha postagem, ok? Ficarei muito feliz em vê-la por lá. Já estou te seguindo e voltarei mais vezes aqui.
Um grande beijo,
Maria Paraguassu.

Anônimo disse...

Gestos singelos mostra como, são os verdadeiros significado da vida, e não existem pessoas mas certas do que crianças para nos transmitirem isso!

Lucinha disse...

Maria Luiza,

Uma grande lição para todos nós. Isso que é viver a verdadeira partilha.
Fico imaginando como o mundo seria melhor se todos nós exercitássemos o "Ubuntu", em nossas vidas.

Ubuntu pra você também.
Beijos

Evanir disse...

Não tenho medo,tenho fé
O fato de estar avisando na postagem
meus problemas é para evitar criticas
destruitivas como já aguentei.
E tudo que menos quero
é me afastar de vocês .
Até havia prometido a um grande amigo
não postar nada sobre problemas meus.
Como levo tudo muito a serio minhas amizades virtuais
que são mais que reais.
Me deixa ama-los como vocês merecem ..
Não quero me isolar magoar a mim mesma,
e pessoas querida.
Para quem não sabe existe uma campanha
na net contra levar cola nas visitas por esse
motivo me explico tanto.
Minha unica pergunta que fiz ao médico
se eu não poderia teclar após o procedimento
cirurgico..Ele disse que essa era a
unica coisa que poderia fazer depois de ter
explicado como iria usar meu teclado.
Como disse na postagem essa será a ultima
que fasso para dar explicações ..Se fiz isso foi por
não conseguir viver londe de vcs.
Deus abençoe o seu final de semana beijos
no coração,Evanir.

Regina disse...

Maria Luiza .Bom fim de semana para vc. Como seria maravilhoso se a nossa cultura fosse no que somos (Ubuntu, com certeza a vida seria melhor,haveria mais união e Paz. Um forte abraço de sua amiga aposentada oficialmente. Foi publicada hoje dia 22/07/2011. Estou feliz e muito agradecida a Deus e à todos que torceram por mim.bjs.

Sem Nome disse...

Amei, lindo! Há tempo não lia algo assim, que me tocasse.
Beijos, querida!!!
Até mais!
Bela

Eva disse...

UBUNTU!!!!! Que lindo Maria Luiza, amei demais e que imagem bela! Vou pesquisar, todinho branco sem nenhuma outra cor, ou pode ser branquinho com cores? bjinhos amiga querida, bom findi prá vc!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...