quarta-feira, agosto 10, 2011

EU NÃO SABIA ...

Por que passarinhos não bicam carambola?


Sabia que 99% da população desconhece os danos causados pela carambola?

E que devido à presença do ácido oxálico, que dissolve até ferrugem, os passarinhos não bicam a fruta, mesmo madura?



A carambola tem uma neurotoxina ( ácido oxálico)  que, se não for filtrada, vai direto para o sangue, que pode matar portadores de insuficiência renal.
O rim normal filtra a toxina
O rim de quem tem insuficiência renal não consegue eliminar a toxina, que se acumula no sangue e acomete o sistema nervoso central. Se o portador dessa insuficiência ingerir a carambola, pode ter convulsões e entrar em coma com risco de óbito. Para remover a toxina, é feita uma hemodiálise de urgência. 




Vale ressaltar que a carambola só faz mal às pessoas que tenham insuficiência renal, lembrando que portadores de diabetes e hipertensão arterial, que por ventura apresentem lesão renal, também devem evitá-la para não sobrecarregar os rins.



A Lei 4152 de 2008, obriga aos donos de estabelecimentos de saúde, bares, restaurantes e comércio de alimentos, que evitem a venda da fruta Carambola, e seus subprodutos (sucos, compotas, etc.) a pessoas que tenham complicações.

Texto extraído do jornal  "O Avenca"
Fotos: Bing Imagens

PS 1: Não sei da veracidade ou não desse artigo, pois não pesquisei, só estou transcrevendo-o.
PS 2 : O referido jornal é do clube "As Avencas"  dos professores aposentados, do qual faço parte, aqui da minha cidade.
Eu não sabia. E você?  Tão linda e suculenta! E seu designer, então?
Deus nos abençoe!!!

27 comentários:

Lucinha disse...

Maria Luiza,

Eu já comi muita carambola na minha vida. Não sabia disso, mas já ouvi algumas pessoas dizendo que não é bom comer muito. Deve ser por esse motivo.
Que pena, tão gostosinha!

De muita utilidade esse post.

Tenha um lindo dia. Beijos

RUTE disse...

Oi Linda,
como vai você?
Esta informação preciosíssima me pegou de surpresa pois aqui em Portugal nenhum comerciante avisa os consumidores que carambola é ruim para pessoas que sofram de insuficiência renal!!!
A gente anda sempre querendo experimentar novidades e os frutos tropicais, apesar de caros, vendem-se bem, mas ninguém colocar informação fundamental neles!!!
Confesso que fiquei preocupada!
Obrigada por compartilhar.
Beijinhos.
Rute

Anônimo disse...

Maria Luiza da carambola eu sabia mas não conhecia a inteligencia dos passaros magnifico!

chica disse...

Puxa, eu também não sabia!!! Interessante!

um lindo dia,beijos,chica

Tunin disse...

Gente, vou tomar cuidado, tenho pressão alta e faço uso da carambola, mas não sabia que havia esta contraindicação. Muito bom este alerta! Abração.

Anônimo disse...

....caramba!!! tb adoro esta fruta, apesar de
fazer tempo q nao a vejo por aqui.

beijos Maluzinha.

Misturação - Ana Karla disse...

Nossa!
Não consigo nem acreditar.
Sem falar que o suco é muito gostoso.
Xeros

casa de fifia disse...

oi lucinha
eu não sabia que a carambola pudesse ser nociva a saúde, sei que os fungos tem uma substancia parecida com essa da carambola,e pelos mesmos motivos não pode ser comido com muita frequência,e aqui na Itália é desaconselhado a mulheres gravidas, porque os rins teria que trabalhar dobrado para limpar o sangue.

baci

Rita de Cassia Alves Mariano disse...

Eu adoro o cheiro da carambola.
É um fruto muito cheiroso!
Um cheiro muito sedutor! É o cheiro q nos atrai a comê-la.
Além do cheiro ainda tem o formato e a cor. Mas falo do cheiro pq é o q mais me atrai.
Bjosss

www.rimariano.blogspot.com

Leninha disse...

Maria Luíza querida,também adoro carambola e não sabia disto...além de ser gostosa é lindíssima.
Bjsssss e muito carinho,
Leninha

Valéria disse...

Oi Maria Luiza!

Já tinha ouvido falar, mas desconhecia sobre os passaros. Na minha infância comi muiiiita carambola, hoje já não aprecio tanto! Acho que é sempre bom estar informando às pessoas sobre isso.
Beijos!

Beta disse...

Ei linda!
Obrigada pelo comentário...
Realmente Monsenhor Jonas Abib é muito abençoado.
Gosto muito de tudo que ele diz.
bjs

Paulino disse...

Obg pelo carinho!

Parabéns por 1 ano de blog.

Bjao:)

Tetê disse...

Eita... eu não sabia disso não! Na época de carambola faço suco direto, acrescento laranja ou limão... é uma delícia! Eu nunca passei mal! Mas é bom saber dessas coisas. Deve ser verdade, saiu num jornal que não publicaria uma matéria sem verificar a verdade! Querida, obrigada pela visita ao Livre Pensamento! Bjks Tetê - é amanhã, heim! 14 horas! Yupy!

estanis-artes disse...

Oi Maria Luiza,
Eu adoro carambola mas não sabia que era tão nociva.
Amei o seu cantinho e voltarei sempre para ver as novidades.
Excelente semana e bjs

Roselia Bezerra disse...

Olá, querida Maria Luíza
Sabia sim e tive um pé de carambola numa chácara pequena onde morei e me via doida de dor renal... até que meu filho me avisou e parei... eram doces demais e me deliciava direto do pé sem agrotóxico...
Pena!!!
Bjs de paz

AnaCristina disse...

eu ja tinha ouvido que carambola nao faz muito bem mas nao sabia porque!

Eva disse...

Oi Maria Luiza, adorei o artigo, eu não sabia não, não costumo comer carambola, aqui não é tão comum, mas é super util saber, beijos, uma boa noite.Amanhã estarei aqui com certeza.

espaço esplendoroso disse...

Oi Maria Luiza.
Mas eu não sabia disso, e adora carambola. Tenho uma vizinha que tem um pé de carambola ela reparte com as vizinhas, eu me delicio. Muito boa a informação. Obrigada pelo convite, não vou perder esta festa, desde já meus parabéns. Bjs.

YES we Cooking disse...

Querida Malu (posso chamar você assim?), passo aqui pois daqui a pouco é o grande dia!
Não sabia desses males da carambola, muito bom conhecer isso!
Obrigada por compartilhar! Beijos, Cecilia

Maria Luiza disse...

Maria Luiza
Eu nunca imaginei que uma fruta tão bonita pode causar mal para algumas pessoas.
Mas, tudo pode ser, tem pessoas alérgicas à lactose, ao glúten... Precisamos ficar sempre atentos as informações.
Bjos

YES we Cooking disse...

Parabéns pelo dia de hoje! Um grande beijo, Cecilia

Eva disse...

Oi amada, Feliz Aniversário para o blog, que você tenha sempre alegrias nesse espaço que aproxima e reune pessoas, encurtando distância, você foi um dos presentes que o blog me deu, adoro sua pessoa, sua garra, ternura e simplicidade, admiro muito você e é sincero, quero todo o bem do mundo para sua vida e seu bloguito, parabéns! bjinhos!

Élys disse...

Na dúvida se alguém tem problemas com os rins, deve perguntar ao seu médico, antes de comer.
Beijos.

Taia Assunção disse...

Amém...nem imaginava isso. Acabamos de chegar de férias, estamos de endereço novo: http://www.epaetaiapelomundo.com.br Beijocas!

Virginia Maria de Jesus Fassarella disse...

Maria Luiza, há pouco tempo fiquei sabendo, pelo fato da hipertensão da minha mãe, nos aconselharam a não dar carambola a ela por causa disso. Um beijo. Bom final de semana.

clelia colombo disse...

carambola c/ sal delicioso..petisco...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...