segunda-feira, agosto 15, 2011

MELHOR IDADE - BCFV - 7ª FASE

"Tem sempre presente que a pele se enruga, que o cabelo se torna branco, que os dias se convertem em anos, mas o mais importante não muda! Tua força interior e tuas  convicções não tem idade". (Madre Teresa de Calcutá)

(8 meses)
Do ponto de vista físico, tendo sempre presente que a pele se enruga e isso é fato relevante, então isso não é melhor idade, visto que toda mulher, pela sua vaidade inerente, quer sua pele firme, sedosa, com brilho de saúde como a tinha na juventude.

(Auge dos 30, eu acho)


Ver seus hormônios falindo, os cabelos embranquecendo,tornando-se mais  ralos e mais finos  isso é real, então isso não é melhor idade.
Não sendo possível repô-los por ordem médica, não sendo possível melhorar à base de bisturi, então isso não é melhor idade.
E a cada dia o espelho é inexorável. Os dias se transformam em anos, porque no dia seguinte já mudamos naquilo que  levaríamos um ano. Então isso não é melhor idade.

(Nos meus 60 anos)
O mais importante é que nossa força interior e nossas convicções não mudam!!! Muito pelo contrário, elas se refinam na qualidade, mais fortes e robustas, porém sem camuflar a sensibilidade.
Cheguei aos meus quase 62 anos.
Procuro  cada vez mais estar em quietude e contato com Deus, observando tudo com mais serenidade e sabedoria. Coisa que sempre fiz, mas sem dar-lhes a devida importância. É deliciosamente bom! Ficar em casa, cuidando de tudo, mudando, criando, brigando com a bicharada, é-me imensamente prazeiroso.Só isso me conta! Só isso me basta, até então! Continuo, indo ao cinema, indo a shoppins, etc. Continuo vaidosa, gosto demais de perfume francês. Cuido de mim como sempre cuidei, sem exacerbações como as benditas dietas, onde passei boa parte da vida privando-me, e febres de ser magra. Mesmo sendo os gordos tão excluídos!



(Em Sampa, Praça da Liberdade)
Só não fui pega nessa loucura que tomou posse dos da melhor idade. Febre de bailes, de bingos, de excursões. De repente tudo virou um tremendo pic - nic coletivo. Até os bancos das igrejas, outroras repletos das lindas cabecinhas grisalhas esvaziaram porque elas foram parar nos bingos da vida. Não sou contra, cada um é cada um. Os da melhor idade têm mais que retornar a uma vida de mais prazer, sim.
Eu só quero, na minha melhor idade:




Que Deus não permita que eu perca o ROMANTISMO, mesmo sabendo que as rosas não falam...
Que eu não perca o OTIMISMO, mesmo sabendo que o futuro que nos espera pode não ser tão alegre...
Que eu não perca a VONTADE DE VIVER, mesmo sabendo que a vida é, em muitos momentos, dolorosa...
Que eu não perca a vontade de TER GRANDES AMIGOS, mesmo sabendo que, com as voltas do mundo,eles acabam indo embora de nossas vidas...
Que eu não perca a vontade de AJUDAR AS PESSOAS, mesmo sabendo que muitas delas são incapazes de ver, reconhecer e retribuir, esta ajuda...
Que eu não perca o EQUILÍBRIO, mesmo sabendo que inúmeras forças querem que eu caia...
Que eu não perca a VONTADE DE AMAR, mesmo sabendo que a pessoa que eu mais amo pode não sentir o mesmo sentimento por mim...
Que eu não perca a LUZ E O BRILHO NO OLHAR, mesmo sabendo que muitas coisas que verei no mundo escurecerão meus olhos...
Que eu não perca a GARRA, mesmo sabendo que a derrota e a perda são dois adversários extremamente perigosos...
Que eu não perca o SENTIMENTO DE JUSTIÇA, mesmo sabendo que o prejudicado possa ser eu...
Que eu não perca o meu FORTE ABRAÇO, mesmo sabendo que um dia meus braços estarão fracos...
Que eu não perca a BELEZA E A ALEGRIA DE VER, mesmo sabendo que muitas lágrimas brotarão dos meus olhos e escorrerão por minha alma...
Que eu não perca o AMOR POR MINHA FAMÍLIA, mesmo sabendo que ela muitas vezes me exigiria esforços incríveis para manter a sua harmonia...
Que eu não perca a vontade de DOAR ESTE ENORME AMOR que existe em meu coração, mesmo sabendo que muitas vezes ele será submetido e até rejeitado...
Que eu não perca a vontade de SER GRANDE, mesmo sabendo que o mundo é pequeno...
E acima de tudo... Que eu jamais me esqueça que Deus me ama infinitamente!
Que um pequeno grão de alegria e esperança dentro de cada um é capaz de mudar e transformar qualquer coisa, pois...
A VIDA É CONSTRUÍDA NOS SONHOS E CONCRETIZADA NO AMOR ÁGAPE DE DEUS




(Pe. Marcelo Rossi)

Agradeço mais uma vez às meninas: Rosélia, Rute e Gina! 

41 comentários:

Lucinha disse...

Maria Luiza,

Você é uma linda mulher, que como todos nós, vamos mudando fisicamente, devido o passar do tempo.
Precisamos aceitar mais essa fase, mas essa vaidade, as vezes, nos atrapalha.
Também não tenho nada contra bingos etc, mas com certeza não será o caminho que eu vá seguir, pois nunca gostei dessas coisas na minha juventude. Quero é viver com saúde e com qualidade de vida.

Suas fotos são lindas demais!

Como sempre, sua participação é nota máxima, com tanta história de vida pra nos contar. E são apenas 62 anos. Ainda vamos ler muito sobre a Maria Luiza Saes de Rezende. Risos

Tenha um lindo dia.

RUTE disse...

Querida Maria Luiza,
achei a maior graça quando você falou:
«Só não fui pega nessa loucura que tomou posse dos da melhor idade. Febre de bailes, de bingos, de excursões. De repente tudo virou um tremendo pic - nic coletivo.»

Por um lado, eu acho bom as pessoas socializarem, mas por outro lado certas excursões são apenas um isco para apanhar o dinheiro das pessoas de idade, que vão pra esses "pic-nics" porque se sentem muito sós.

Não sei se aí no Brasil acontece como cá, mas as excursões de que falo são organizadas por empresas que querem vender pequenos electrodomésticos, ou cadeiras de massagem ou colchões ortopédicos... e organizam as excursões, aliciando as pessoas de idade a comprar, já depois duns copinhos de vinho ao almoço ou ao jantar...

Não ligue para as rugas, mantenha essa sua juventude interior que tanto a caracteriza.
Beijinhos,
Rute

chica disse...

Foste brilhante ao falar dessa fase.Estamos na mesma. Eu um pouco mais velha pois já fiz 62... E muda tudo, cai o que não é pra cair, cabelos mudam( os meus mudaram ontem mais ainda, pois fui pintar e a tinta deu uma reação errada, estou vermelha...ainda bem só no cabelo e não de raiva,srsr).

Mas não podemos deixar cair nossas emoções, sentimentos bons.Esses deves crescer.

Adorei te ler! beijos,chica

chica disse...

Esqueci de falar:

minha participação está aqui:

http://sementesdiarias.blogspot.com/2011/08/melhor-idade.html


beijos,chica

Roselia Bezerra disse...

Olá, amiga
Desejo-lhe que a encontre neste mês assim:

"...um amanhecer colhido na luz do teu olhar,
orvalhado de emoções vividas". (Meliss)

Menina, vc também fez oração como eu... que linda a sua!!!
Cultivando os verdadeiros valores como nos convém Melhor Idade...
Eu faço uma excursão por ano...
Vou, quando estou tristonha, alegrar o meu coração e passear pela minha própria cidade vendo as modas... vou ao Shopping(bem pequenino) só para olhar as coisas... nem compro nadinha... Cidade pequena dá vontade de sair... arejar a cabeça... sem problemas com a segurança...
Ah!! Minha querida... a segurança interior... a serenidade... eu, às vezes, a perco mas ela retorna ouvindo uma boa música... partilhando a minha dor com outras amigas... pedindo ORAÇÃO... (vc sabe, né??)...
Enfim, o melhor presente de Deus pra nós foi o Dom da Vida...
Que Ele lhe dê a Força Interior capaz de superar sempre os obstáculos dessa vida nem tanto assim fácil... mas que bem podemos tomar uma saborosa limonada como tenho feito...

No dia 22, tem festa no meu blog que fará 2 anos... vou esperar vc, com muito carinho...
A nossa Blogagem Coletiva é: O QUE É ESPIRITUALIDADE PARA MIM???
Participe como puder... seja muito bem vinda!!!

Mesmo que uma lágrima brote como o orvalho em nossa face nesse momento...
Confiemos que Deus tem toda a proteção da nossa vida...
Espero vc no próximo mês...
Bjs de paz
http://espiritual-idade.blogspot.com/

Mariazinha disse...

adorei o seu texto, eu como vc não vou nas atividades da melhor idade...pois a minha está em olhar do netinho com 6 anos, levando escola...etc..etc...masacho uma delicias você é muito linda....beijos

Anne Lieri disse...

Maria Luiza,que bela participação!Um texto comovente,com lindas fotos e poesia final(uma oração!) simplesmente divina!Adorei te conhecer melhor!Bjs,

Renata disse...

Minha amiga, você tá gatona(como dizem meus filhos) na sua melhor idade! Linda, jovem, simpática, e cheia de sabedoria! Te admiro, sabia?

Mudando de assunto: o lombo...corto com faca elétrica, e ele fica daquele jeitinho, fininho que só...prefiro assim!

Um grande abraço,
Bom dia!

Virginia Maria de Jesus Fassarella disse...

Você é uma pessoa maravilhosa, tenho observado isso tosas às vezes que abro o meu blog e recebo um comentário seu, sempre de preocupação de atenção e de força. Obrigada Maria Luisa por eu ter te conhecido. Você é uma pessoa linda que há algum tempo faz parte da minha vida. Bela postagem, parabéns.

Tunin disse...

Texto delicioso. Falar desta fase de vida é encorajarmos para vivê-la. A poesia está brilhante. Abraços.

Gina disse...

Acho uma gracinha um pouco de vaidade, de "cuidado", eu diria. Mas sem estar acompanhada de paz de espírito, de amor à vida, de gratidão e entusiasmo, aí é só algo mais superficial.
Olhe-se no espelho a cada dia, cedinho, agradecendo pela oportunidade de mais um dia.
Você fez um retrospecto pelas fases, através das fotos. Muito legal!
Grata pelas felicitações de aniversário!
Bjs.

Anônimo disse...

...melhor idade é o jubilo da vida que, antes
prisioneira em cada um, foi por fim libertada.

voe amiga....vc merece!

beijo

Anônimo disse...

Minha melhor idade é hoje, amanhã só Deus sabe rs...
Beijinho, muita paz e abençoada semana, viu?

Valéria disse...

Oi Maria Luiza!
Que texto realista! Muito lindo isto em você. Chegar até aqui, mas com ternura! Espero ter o otimismo e o carinho que você tem ao chegar a minha vez, o que não estã tão longe.

Beijo e ótima semana!

espaço esplendoroso disse...

Olá Maria Luiza.
Adorei o seu texto. A vida é bela e nos ensina a cada dia, apesar de todos os contras a nossa vontade, a própria vida se encarrega de nos preparar e só resta aceitar o que não podemos mudar, não é masmo? Quanta riqueza você citou, o que importa é cultivar e guardar nosso interior, pois é dele que sai a nossa força para reinventar nossa vida. E ai é a morada de DEUS, com ELE vamos longe! Bjs.

Marili Alves disse...

Lindo, lindo, amei seu presentinho no post dos dia dos pais!!
Muito obrigada, fique sempre na paz de Cristo, ótima semana

Calu Barros disse...

Maria Luiza,
apesar de todos esses acontecimentos desagradáveis em nossa aparência,nosso espírito fica cada vez mais repleto de valores,de bons sentimentos e de sólidas crenças.Olhar pra frente, sabendo que o que ficou trouxe consigo muitas bençãos é alegria confirmada.E essa, vc desfruta a cada dia.
Que os teus desejos se confirmem em cada ato, pois já são realidade.
Achei um encanto teu painel e teu relato.
Estamos todos os dias em nossa melhor idade, amiga.
Bjkas,
Calu
Obs:obrigada pelo carinho!

Gata Bacana Feltros disse...

Que lindas palavras, espero chegar a minha melhor idade com a serenidade que tens. Aproveito para convida-la para o sorteio que esta ocorrendo no meu blog.

Tem promoção nova no blog da GATA BACANA, venha participar para ganhar uma maletinha organizadora de costura, porta tesouras e agulheiro... clique no link http://gatabacanafeltro.blogspot.com/
cadastre-se e boa sorte!!!
Bjus Dan

Anônimo disse...

Olá Maria Luiza
Sua postagem está maravilhosa
Eu também não estou nos modos novos da idade.
Me cuido, cuido de conservar os meus parentes, saude, e amigos. Tenho blog, orkut,facebook, msn, e estou feliz.
Beijos
Maria Luiza (Lulú)

ensinoregular disse...

A vida é construida nos sonhos e concretizadas no amor de Deus,Assim terminaste teu texto,que belas palavras.Obrigado pelo comentário sobre meu texto.Beijos

Misturação - Ana Karla disse...

Maria Lú, vim conferir a sua blogagem coletiva que está maravilhosa.
Adoro estar de bem comigo mesma, sem "neuras".
Boa semana
Xeros

Maria Luiza disse...

Maria Luiza
Tudo na vida têm um lado negativo e outro positivo e para que tudo dê certo deve haver um equilíbrio.Se por um lado, fisicamente estamos ficando velhas, por outro somos lindas espiritualmente, com brilho nos olhos e muito amor pra dar. Quando minha mãe estava com a minha idade ,eu a achava velha, no entanto cheguei à sua idade e não me sinto velha, pois a idade está realmente na cabeça. Se você está em comunhão com tudo que te cerca e com Deus, a vida fica maravilhosa.
Amiga, eu sinto você assim, uma mulher forte, sensível, atualizada e espiritualmente jovem.
Você está linda, mulher (como diz a minha filha de 23 anos)
Parabéns pela postagem!
Um grande abraço,e uma linda semana.

Cláudia Marques disse...

Maria Luiza, vc foi muito realista na sua análise, sem dúvida que encarar certas alterações trazidas pelo passar dos anos não é pêra doce, mas como vc conclui, e muito bem, o que importa mais é que a nossa força interior e as nossas convicções fiquem cada vez mais fortes. Muito bom o seu texto, mais uma vez.
Bjs

Adri disse...

Querida Maria Luiza, és a representante da melhor idade dos tempos atuais que eu falo na minha postagem! Que é bonita por fora, mas que já aprendeu que a beleza vem de dentro :-) E que não fica parada no tempo, mas o usa a seu favor! Parabéns pelos anos bem-vividos e que anunciam outros mais :-) Beijos!

casa de fifia disse...

Oi maria luiza,
que palavras sabias,
alguém disse que a velhice sem sabedoria é uma idade vazia.
querida te desejo muitos anos de vida,com essa força e essa vitalidade tao grande que é possível a tantos quilômetros de distancia.
un gran bacione

AnaCristina disse...

nao vejo a hora me aposentar e ficar em casa bordando! tambem nao sou fã dos bailes e pic nics freneticos rsrrs bjo bjo

Leninha Brandão disse...

Maria Luiza querida,amei o seu texto.Concordo com você em gênero,número e grau...
Bjssssssss,

Leninha

.................................................
Não repare a pressa,estou aproveitando uma brechinha que os netos me deram...rsrsrs

Vem da Terra disse...

Lutar contra o tempo é insanidade, cada idade com sua beleza, e não é frase feita, é realidade. Acho cabelos brancos um charme, embora isso incomode algumas pessoas. Suas fotos estão lindas.
Beijo!
Marilsa

Anônimo disse...

Maria Luiza querida,

Muito bom acompanhar suas mudanças de Fases até chegar na "Melhor idade".
Mudanças físicas todos nós passaremos, não é fácil....eu também sou mulher e tenho minhas vaidades, e no ano que vem quando completarei 40 anos, já estou começando a perceber as minhas.
Mas quando paro para pensar na minha maior transformação, sem dúvida nenhuma é da minha Alma e do meu interior.
Você com seus quase 62 anos sabe muito bem do que estou falando.
Nosso crescimento e amadurecimento interno não tem preço que pague.
Ao mesmo tempo que sentimos as transformações fisicamente, também presenciamos nossa Linda transformação de consciência.

Fantástica sua participação querida, foi muito bom conhecer mais um pouco de você: internamente e fisicamente.

Um grande beijo em seu coração!!!

Regina disse...

Eu também quero a melhor idade cheia de alegria, Paz, liberdade, em um rumo certo ter uma velhice...boa....muito boa....com meus marido e filhos...Se Deus assim desejar . Paz e alegria à vc. Bjs. Regina

Anônimo disse...

Maria Luiza, eu também quero chegar a esta idade com a alma bem jovem mas sem os bailes e os bingos da vida.
quero chegar com saúde e alegre.
Quero ter um tempo para doar a alguém, fazer algo que eu possa dar um pouco de mim.
bjos querida e uma boa semana

Eva disse...

Ai Maria Luiza, como eu gostei do que você escreveu, li duas vezes, bebi cada palavra, que lindo amiga, melhor idade é ter conteudo, ter vida nos olhos, ter autonomia de pensamento, saber o que gosta e o que não quer para si, melhor idade é quando tomamos as rédeas e dirigimos a nossa vida como queremos e como nos sentimos melhor e mais vivos e isso só com o tempo é que aprendemos, te admiro muito muito, parabéns, bjos grandes.

Penélope disse...

Mas apesar de todas as falências físicas que a idade nos traz restam-nos as experiências que a VIDA nos deixa e com elas superamos sabiamente as limitações do não ser jovem.
Abraços

Felipa Monteverde disse...

A melhor idade é aquela em que nos sentimos melhor com nós próprios, independentemente de nos acharmos gordos, magros, feios, etc...
Neste momento estou triste porque tenho aqui as minhas 3 irmãs e uma delas acha-me ridícula com o meu estilo caipira e evita sair comigo (só que ela não sabe que eu a acho uma perua, rsrs) e eu gostaria muito de sair a passear com todas elas e não apenas com uma (a outra faz companhia à que me acha ridícula...)
Enfim, idades há muitas e só cada um é que sabe qual é a melhor, por vezes só descobrimos mais tarde quando essa idade já passou. Eu acho que a minha ainda não chegou.
Bj, gostei muito do seu texto e as fotos, você é linda

Élys disse...

Creio que a melhor idade é sempre. Nascemos aqui na Terra para um aprendizado e um dia retornaremos com alguma experiência maior.
Com meus 73 anos creio que devemos viver como gostamos e não precisamos mostrar juventude, pois ela está no espírito que é sempre jovem. A vida é eterna e nunca perderemos a juventude.

Vivian disse...

Olá, Maria Luiza!!

Que linda idade!!!Quero ser assim também!!!
Não perder o romantismo, o entusiasmo pela vida e principalmente , continuar aprendendo!!!
**obrigada por visitar meu outro blog!(Jardim)
O conto foi inspirado na imagem,é ficção!
beijos pra ti!

Elaine Figueira disse...

Olá, vim conhecer seu cantinho. Também participo da Blogagem Coletiva e gostei de sua postagem. Linda idade. Parabéns. Elaine

Lina disse...

Olá, Maria Luiza!Que óptima participação. Eu acho que o maior tesouro que podemos angariar na melhor idade é o conhecimento e sobretudo a aceitação do nosso "eu". Muitas vezes penso que nas outras fases passamos a vida a tentar moldar-mo-nos e não só o corpo, mas também o espírito. Na melhor idade alguns alcançam a serenidade de se aceitar como são, e é uma libertação! Alguns vão para os bailes e bingos, como disseste, se calhar ainda não se encontraram...Pelo que escreveste, acho que encontraste o teu "eu" e estás a cumprir o papel que todos nós almejamos: a evolução do espírito, simplesmente!
Adorei o que escreveste!
Beijinhos

Flora Maria disse...

Gostei muito desse texto verdadeiro, real, mesmo sendo rude também !

Assim como v., eu também vejo essa "febre" de prazer e diversões com um pouco de reserva...
Mas, cada qual sabe de si e, quem sabe, um dia eu também terei necessidade dessas atividades ?

Beijo

Bel Alves disse...

Que eu não esqueça de Deus!!!..Porque a maioria esquece!Nossa comunidade reclama(os idosos) que a missa é muito cedo às 17:00hs, mas estão na parada de ônibus às 13:00hs para pegar o ônibus para os bailes de 3ª Idade, num sol escaldante,pode?
Sim é claro que pode, mas esquecem que primeiro se deve alimentar a alma...Mas quem sou eu para julgar?Mesmo que esteja neste momento em outras palavras...Lindo texto, não conhecia do Pe.Marcelo...
E você é uma linda...
Paz e bem

Denise Carreiro disse...

Concordo com seus questionamentos, não sei se esta é a melhor idade, e pensar q muitos são abandonados pela família em asilos. Mas quando se está fisicamente bem, isto é, podendo cuidar de si mesmo, então é uma ótima idade. Como disse vc, pode-se ter tempo para cuidar das plantas e animais, a ter tranquilidade e ver a vida com mais equilíbrio.
Esse poema q vc colocou no fim é lindo demais. Muita paz!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...