segunda-feira, novembro 07, 2011

PROMETIDO FOI, CUMPRIDO ESTÁ

Alecrim, alecrim dourado que nasceu no mato sem ser semeado...
Quanto cantei no pátio das escolas após a oração!!!

Nasceu no mato sem ser semeado... diz uma lenda que Nossa Senhora após o banho do Menino Jesus,  jogava a água pela janela e  onde ela caiu brotou o alecrim. Outra lenda diz que ela viajando, parou para descansar e vendo um riacho foi lavar as roupinhas de Jesus. Olhando ao redor viu uma moita de alecrim e colocou as roupinhas em cima para secar. Depois de secas ao retirá-las da planta, ela a abençou dizendo que a partir daquele dia, suas folhas seriam perfumadas, teriam o aroma de santidade e que emanariam alegria. Disse também que suas flores seriam azuis da cor do manto que ela usava!  E veja mais essa!
 Conta-se que numa viagem Nossa Senhora sentou-se à sombra de um alecrim para dar de mamar ao menino Jesus: por isso acredita-se que a planta nunca atinja altura superior à de Jesus adulto.

Origem: Sua origem remonta às praias do Mediterrâneo ( o nome rosmarinus vem do latino que significa "o orvalho que vem do mar", devido ao cheiro das flores vegetando à beira mar). . Carlos Magno obrigava os camponeses a cultivá-lo. Foi companheiro dos portugueses nas Entradas e Bandeiras. Antigamente queimava-se caules de alecrim para purificar o ar do quarto de doentes em hospitais e nas igrejas era usado no incensário.
Foi muito apreciado na Idade Média e no Renascimento.



Suas propriedades terapêuticas são inúmeras.
Ele equilibra a temperatura do sangue e através dele, de todo o corpo;
_ é recomendado contra a anemia, menstruação, insuficiência e problemas de irrigação sanguínea;
_ é sudorífero, digestivo, ajuda na assimilação do açúcar (no diabetes)
_ é indicado para recompor o sistema nervoso após uma longa atividade intelectual;
_ é recomendado para queda de cabelo, caspa, cuidados com a pele, lesões, queimaduras;
_ ajuda a curar resfriados e bronquites;
 _ para cansaço mental, depressão, estafa e perda  de memória, aumentando a capacidade de aprendizagem. 

Eu não fico sem alecrim aqui em casa.
Na minha hortinha, há  duas qualidades de alecrim. Fui lá agora apanhar um raminho para fazer o meu chá. O clarinho é mais suave, o chá fica mais gostoso. Ah! Já ia me esquecendo: dizem que é difícil plantar alecrime a muda desnvolver. Contaram à minha mãe  ao plantar tem que ser dado  um nome para ela e ficar em segredo o tal nome. As minhas eu comprei em supermercado já prontinhas.


Acabei de fazer!
Está servida?

15 comentários:

Paulo Francisco disse...

Além de temperar carnes e o chá (que eu não sabia que podia ser feito, tem outra maneira de utilizar o alecrim?
Adorei este seu post.
Um beijo grande

Utilia Ferrão disse...

Mas que bom este chá.
Conhecia algumas propriedades do alecrim mas agora Fiquei contente em aprender mais.
Espero continuar a ver por aqui muitas outras coisas lindas.
Obrigada
Beijinhos e Paz e Bem
Utilia Ferrão

Lucinha disse...

Maria Luiza,

E o alecrim tem muitas propriedades terapêuticas, coisas que eu nunca imaginava.
Eu não tenho plantado aqui, mas já vou procurar saber quando é a época boa de plantar.
Eu gosto de saber dessas coisas, pois como pretendo fazer uma horta quando voltar do Brasil, quero que seja com coisas assim, que eu vá realmente ter o hábito de usar, e saber o bem que elas me fazem.
Por falar nisso, os dois pés de salsa estão crescendo. Já peguei o hábito de comer mais quantidade que antes do seu post.
A cebolinha eu tenho sempre, e uso demais na comida. Quais serão as propriedades da cebolinha? Risos
Gostei demais dos contos sobre o Alecrim e Nossa Senhora. Lindo!
Tenha um lindo dia. Beijos

Valéria disse...

Oi Maria Luiza!
Adorei as historinhas do alecrim!
O alecrim é mesmo muito bom e que perfume! Adoro, mas nunca tomei seu chá. Senti o cheirinho do seu.rss
Beijinhos e uma semana de paz!

Élys disse...

Bom conhecer um pouco mais sobre as plantas, Muito útil este post.

Marili Alves disse...

amo plantinhas e flores!!!bom passar por aqui

Smareis disse...

O alecrim é ótimo , e tem um aroma delicioso. O chá fica uma delicia, já tomei e aprovo. Beijos e ótima semana.

Felipa Monteverde disse...

Por cá usa-se alecrim principalmente em pratos de caça, devido ao forte aroma, e também para certas "mesinhas", ou "defumadouros".
Para os defumadouros queima-se alecrim numa telha de barro e depois dizem-se umas rezas, enquanto se passa a telha fumegante em volta da pessoa a defumar.
Assisti a isso em criança pois também fui "defumada", eu e as minhas irmãs, lembro-me que eu queria rir daquilo tudo mas o olhar sério de minha mãe não deixava (mas ainda me dava mais vontade...).

Tenha uma boa semana, beijinho

Fabiana Simone Torres Tardochi disse...

Oi!
Não tenho o hábito de usar alecrim, mas gostaria muito de tê-lo numa hortinha aqui em casa.
Quando se tem a erva fresca a mão, tudo fica mais fácil.
Não acredito que vc fez bolinho de chuva. Eu amo de paixão!!!! Muito melhor do que todas aquelas gostosuras que postei:)
Um beijo

AnaCristina disse...

eu adoro cha e adoro alecrim!

Glória Maria - Fadinha disse...

Maria Luiza, que postagem maravilhosa! Obrigada. Cantava muito essa música para ninar meus filhos e depois a netinha. O chazinho está muito bom. Carinhos

lenalima disse...

Oi amiga!
adoro alecrim na carne , no frango...mas o chá eu não gosto, pois qdo era adolecente e tinha cólicas, minha mãe me obrigava a tomar o chá pelando de quente...e aí enjoei! kkkk
tenho sempre perto de mim fresquinho!
abraço!!!

Anônimo disse...

Maria Luiza minha querida,

Te confesso que não utilizo muito alecrim, mas depois de uma delícia de postagem como esta, não dá para resistir.
Quantas histórias ligando Nossa Senhora e o menino Jesus com esta erva.....realmente deve ser muito abençoada.
Muito bonitos seus pés de alecrim, uma gracinha.
Amei estar aqui e sentir esta energia tão Maravilhosa.

Um grande beijo em seu coração!!!

Sônia Silvino (CRAZY ABOUT BLOGS) disse...

Adoro o cheirinho do alecrim.
Beijos meus!

Ilaine disse...

Amiga minha!
Eu gosto muito do alecrim e uso na minha cozinha. Mas que post mais interessante. Eu não conhecia a história do alecrim e, nem tampouco sabia, que pode ser usado como chá. Obrigada, anjo, por tantas informações.

Tenha um dia feliz, muito feliz!
Beijo no coração

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...