sexta-feira, janeiro 18, 2013

O Pão da Terra

No post passado mostrei uma plantação de quiabos. 
Pois bem, na frente dos pés de quiabos,
 há uma outra plantação que  mostrarei agora.
  Ela está bonita e muito viçosa. Conhecem?


Aqui está a MANDIOCA.
Suas raízes nos  fornecem o que eu chamo de pão da terra!
Veja:


Elas são retiradas assim da terra. 
Para prepará-las, tira-se essa casa que se solta rapidamente.
Depois basta cozinhá-las na água.  
Hummm ... Delicioso!!!



Come-se assim, pura ou assim, com leite e açúcar, como na infância!
Veja abaixo um dos pratos que eu amo: 
mandioca frita  servida com linguiça de pernil!


Eu também gosto dela amassadinha com bastante cebolinha.
Há uma variedade incrível de receitas saborosas feitas com mandioca, inclusive doces!
Outros pratos feitos com a mandioca. Na sequência:
 bom bocado com sorvete de creme, coxinhas e pão!


Participar  do Green Day é motivo de muita alegria para mim!

Um grande abraço e feliz fim de semana!

Beijos!!!


32 comentários:

CamomilaRosaeAlecrim disse...

Menina, que é isso logo cedo! Aquele prato com a mandioca e a linguiça, eu amo!!!
Me lembro de um sítio que meu pai tece em Minas quando eu era adolescente, plantamos muita mandioca e minha mãe fazia a "vaca atolada" (costela e mandioca na pressão) quase todo dia! E mandioca cozida com açúcar então, que delícia!
Adorei o post e vou lá ver os quiabos!
Beijos e ótima sexta-feira!
CamomilaRosa

disse...

...bom dia!
Aqui em casa adoramos mandioca e o pão então é bom demais. Lindo post amiga como sempre aprendendo por aqui1
Beijos e um fim de semana maravilhoso o meu será bom, minha filha tá de mudança pra São Paulo amanhã, então já viu???
Beijos meus!

Vane M. disse...

Olá, como vai? Minha mãe adora mandioca, aqui no Paraná é mais conhecida por aipim. Nunca experimentei com leite e açúcar, mas gosto muito de bolos que levam o ingrediente, minha vó fazia uma caçarola italiana de babar! Era uma espécie de bolo/pudim delicioso. Adorei seu post, um abraço!

lenalima disse...

Maria Luisa! eu acho que é só por essas bandas nossas que comem mandioca com leite e açucar..qdo falo nisso poraqui as pessoas acham estranho, ma sé uma delícia!
minha plantaçao está enorme, logo vou poder colher, plantamos todos os anos lá no mato!
linda postagem
bom dia! bjsssssssss

Damaris fazendo crochê disse...

Oh delícia, Olá Maria Luiza, obrigada pela visita. Eu também sou assim como você, vejo beleza em tudo.
Parabéns pelo blog, já estou te seguindo. Um ótimo final de semana.
Fique com Deus.
Damaris

aluap disse...

Maria Luíza isso não se faz!
Mostra-nos esse prato de mandioca com linguiça e fala dessas receitas doces, sabendo que pessoas como eu não as podemos saborear?
Deixando de brincar, muito bonita esta sua participação no Green Day que nos fala do pão da sua terra.

Um abraço amigo e bom fim de semana.

Carolina Lima disse...

Maria Luiza,
eu adoro mandioca. E as bem molinhas que derretem na boca... hmmm

Beijinhos :**
Carol
www.umblogsimples.com

AnaCristina disse...

eu AAAAAAAAAAAAAAAAAAMO mandioca!

Hayu Maselli disse...

Maria Luiza, thanks for sharing this..oh making me homesick, i loved to eat before at my hometown ;)
have a nice weekend
hugs

JAN disse...

Ai, que vontade que deu!!!!

Eu nasci em Mato Grosso... sou "mandioqueira" por natureza :-)))))))

Abração
Jan

chica disse...

Que legal!Adorei tua idéia e a planta é linda e depois, quantas delícias...Adoro!

beijos praianos,chica

Toninho disse...

Uma postagem para dar agua na boca.Como bom mineiro fiquei apaixonado pela linguiça de pernil.Aqui não é comercializada. Na casa da minha avó, era grande a plantação, que fazia até farinha.
Saudade daqui e venho deixar um carinhoso abraço amiga e desejar um lindo fim de semana.
Bjo na alma.

Zizi Santos disse...

Maria Luiza que post mais lindo e significativo para nós brasileiros! Não há quem não goste! Ninguém passa necessidade se plantar mandioca em casa.
Aqui no Rio eles chamam de aipim. Que seja macaxeira também. Quando criança não tinha queijo em casa. Eu colocava margarina e um pedaço de mandioca bem quente dentro do pão, e imaginava que estava comendo queijo!
Verdadeira delícia!
Seu post esta lindo, beijo e bom fim de semana Zizi

Felipa Monteverde disse...

Saber que nunca comi mandioca? Minha mãe fazia um prato com farinha de mandioca mas eu nunca fui atraída por ele... Aqui não é cultivada nem entra na gastronomia a não ser em pratos africanos, trazidos pelos retornados de Angola.
É sempre bom ver estes posts e aprender coisas novas, obrigada pela partilha, bjo

mel e jasmim disse...

Olá minha querida,
estamos encantadas! Não conhecíamos a planta! Que lindo!
Que delicia, tantas cisas boas, saídas dessa mandioca!
Beijinhos e bom fim de semana,
mel e jasmim

Yves disse...

Oi Maria Luiza,
Aqui em casa todos gostamos de mandioca,aliás acho que o nordeste todo adora!
Delícia de post!
Tenha um lindo final de semana!
bjus!

Yves disse...

Oi Maria Luiza,
Aqui em casa todos gostamos de muito mandioca, aliás acho que o nordeste todo adora!
Delícia de post!
Bom final de semana!
bjus!

Lucinha disse...

Maria Luiza,

Eu sou apaixonada por mandioca frita. No Rio, chamamos de aipim.
Meu pai tem plantação lá no sítio, e ano passado, ele e o Daniel pegaram na hora e comemos fresquinho.
Aqui, não tem plantação, mas encontramos congelado que vem das Ilhas do Pacífico. Porém, a primeira vez que comprei valeu a pena, quero dizer, quebrou um galho, mas na segunda, estava horrível e com gosto amargo. Dei para os pássaros, fiquei observando e ri muito pois agarrava nos biquinhos deles de tão colento que ficou. kkkk Mas, eles adoraram e fizeram a festa.
Deu água na boca de ver esse prato de aipim com linguiça. Com açúcar eu nunca comi. Minha preferência é fritinho na hora que chega a derreter na boca. Outra coisa que amo é bolinho de aipim com carne moída. Bão demais!
Amei seu post, e obrigada por me oferecer esses pratos tão gostosos, e mostrar essa linda plantação.

A Fiona não postou o mural do Green Day, mas fica registrada a nossa partipação.

Beijos

Betty Gaeta disse...

Oi Maria Luiza,
Aqui em casa, todos os dias tem mandioca frita. Meu marido adora!
Beijos 1000 e um ótimo final de semana para vc.

GOSTO DISTO!

Unknown disse...

Olá Maria Luiza


Deu água na boca. Que delícia!!!!
Um ótimo Sábado para vc...

Está no ar o SORTEIO INTERNACIONAL ELLIS BEACH WEAR, Venha participar, caso ainda não esteja.

AMIGA da MODA BY kinha

piteis da dinha disse...

Amiga, vou logo fazer o aipim com a linguiça, hum!!!

Bjsssssss e um FDS muito abençoado.

Ah! Não me encontrei nos seguidores, então sigo novamente.

KKKKKKKK

Carolina Lima disse...

Maria Luiza,
um feliz final de semana!

Beijinhos :**
Carol
www.umblogsimples.com

Ailime disse...

Maria Luiza, por isso é que a Net tem valido a pena! Troca de ideias e adquirir conhecimento é o que mais aprecio! Da mandioca só conhecia a farinha:))! Adorei ver a planta, como ela se prepara e todas essas comidinahs bem apetitosas! Eu que até já jantei, fiquei de novo com apetite:)) Obrigada por partilhar. Beijinhos Ailime (bom fim-de-semana)

mollymell disse...

Isso é maldade Maria Luiza, eu adoro mandioca e só de olhar estou aqui lambendo os beiços.

Sabe que eu nunca vi pé de mandioca antes, e nem conhecia quiabeiro. Que vergonha, e eu sou do interior de Minas!

Adorei essa postagem e também a dos quiabeiros. Valeu!

Um grande abraço, e um ótimo domingo pra você.

Anônimo disse...

Hello! We had a yucca plant in our yard once. I have never eaten it. My neighbor is from Puerto Rico and she cooks it.

Regina F.Murbach disse...

OLÁ AMIGA. SAUDADE. QUE DELÍCIA A FOTO DA MANIOCA FRITA COM UMA LINGUICINHA,ME DEU ÁGUA NA BOCA.
UM BOM DOMINGO MUITO ABENÇOADO POR DEUS NOSSO SENHOR. PAZ. REGINA

Regina F.Murbach disse...

OLÁ AMIGA ...SAUDADE. QUE LINDA FOTO DA MANDIOCA FRITA COM A LINGUICINHA, ME DEU ÁGUA NA BOCA. UM BOM DOMINGO COM MUITA BENÇÃO DE DEUS. PAZ. REGINA.

Unknown disse...

Olá Maria Luiza

Bom Domingo para vc...

AMIGA DA MODA by Kinha

Alicia disse...

NO CONOZCO....
PERO LA PINTA QUE TIENEN DAN GANAS DE COMER....
SALUDITOS

Por: Ivaldete Piunti disse...

Olá Maria Luiza, vim te fazer uma visita,! muito aconchegante e lindo seu cantinho,e que beleza de postagem hein!! sou mineira e fui criada no meio de pés de quiabo de mandioca e bananeira, nem preciso falar que adoro né??? delícia!
Estou te seguindo, um exelente inicio de semana.
Bjuss. Fica com Deus

Por: Ivaldete Piunti disse...

Olá Maria Luiza! que delícia de postagem hein!!! sou mineira e fui criada no meio de pés de mandioca, de quiabo de bananeira... nem preciso dizer que adoro!!
O prato de mandioca com linguiça é mesmo prá judiar rsrs.
Parabéns pelo blog, um exelente inicio de semana.
Bjuss. Fica com Deus.

Denise disse...

Oi, Maria Luiza!
Seu blog continua uma delííííícia!
Amei as postagens!
Uma ótima semana para você!
Abraços.
http://dedeartes-denise.blogspot.com

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...