segunda-feira, junho 04, 2012

DORME RUAZINHA

Amo poesias, elas me fascinam e essa, há muitos anos atrás, fez-me apaixonar por Mario Quintana.
Com alegria,  e  na mesma intensidade do carinho posto por ele na ruazinha, eu dedico a você a mesma tranquilidade, sossego e que à noite, você ouça o  canto das estrelinhas como grilos.




Dorme, ruazinha...É tudo tão escuro... 
E os meus passos, quem é que pode ouvi-los?
Dorme o teu sono sossegado e puro
Com teus lampiões, com teus jardins tranquilos...

Dorme...Não há ladrões, eu te asseguro...
Nem guardas para acaso persegui-los...
Na noite alta, como sobre um muro,
As estrelinhas cantam como grilos...

O vento está dormindo na calçada,
O vento enovelou-se com um cão...
Dorme, ruazinha... Não há nada...

Só os meus passos...Mas tão leves são,
Que até parecem, pela madrugada,
Os de minha futura assombração...

(In "Antologia Poética, Rio de Janeiro,
1966, p. 10, Editora do Autor)

Deixemos pra lá, nesse instante,
 os questionamentos atuais. 
Eu lhe peço, só leia com doçura, 
como se fosse um sonho!
Beijos!

28 comentários:

Rafaella disse...

Adoro poesias...
Linda demais essa da rua...
Otima semana querida...
Bjs

chica disse...

ENTREI NO SONHO...

LINDA POESIA!!e LINDA RUAZINHA ESSA. SERIA MARAVILHOSO PODER TÊ-LAS SEMPRE ASSIM OU ainda ASSIM...

BEIJOS,LINDA SEMANA!CHICA

Valéria disse...

Oi Maria Luiza!
Que bom sonhar embalada por estes versos. Que bom seria andar por nossas ruas tranquilamente no silencio da noite, estamos sempre tão assustados.rsss
Beijinhos e linda semana!

Neyde Arte Artesanato disse...

Permita-me debruçar em uma das janelas desta Ruazinha só para te ouvir declamar! Passando por aqui fiquei encantada com tudo...abraços.

ValeriaC disse...

Grata por compartilhar esta doçura...beijinhos e ótima semana querida,
Valéria

Imaculada disse...

Querida amiga!
Também amo poesias e Mario Quintana.
Essa parece magia, nos envolve com doçura e nos faz realmente sonhar.
Abraços! Boa noite e um amanhã radiante pra ti.

Vida no Campo disse...

Simplesmente linda,beijos boa semana

Lucinha disse...

Maria Luiza,

Deixei tudo pra lá, e embarquei nesse sonho maravilho.
Não quero pensar em mais nada, apenas que existe uma ruazinha linda e tranquila como essa desse lindo poema.
Daqui há pouco vou dormir e sonhar com ela. Rs
Tenha um lindo dia.

chica disse...

Voltei pra ver a ruazinha linda e agradecer o teu carinho!!

beijos,tudo debo por aqui, um frrrrrrrrrrrriozão que chegou!!! chica

Misturação - Ana Karla disse...

Dona MaLu, essa ruazinha é uma maravilha.
Bom dia de paz e luz.
Xeros

Betty Gaeta disse...

Oi Maria Luiza,
Linda a poesia do Quintana.
Pode ficar a vontade para de mim e dos meus gatos. São 6 lindos gatinhos por aqui: Menina, Fidel, Biscoito, Giorgio, Armani e Chloé.
Tenho tb 2 cachorrinhos: Toninho e a Daisy.
Todos foram adotados e tirados de situações de risco.
Beijos 1000 e uma 3ª-feira maravilhosa para vc.

www.gosto-disto.com

Vem da Terra disse...

Sou fã de Mário Quintana e foi muito bom passear com ele por essa ruazinha...
Beijo!
Marilsa

Anne Lieri disse...

Luiza,dificil não sonhar com tão linda poesia!Excelente sua escolha!bjs e boa semana!

Calu Barros disse...

Assim o fiz, assim a li, e em lembranças retornei à sala de aula quando a apresentei aos alunos, como uma das muitas belezas escritas pelo maravilhosos Quintana.
Com ele cantamos cantigas de ninar para esta ruazinha.
Lindo!Lindo!
Bjos , Malu,
Calu

Neyde Arte Artesanato disse...

Maria Luiza minha linda nova amiga,não se preocupe,seguinte:
Arte/ Neyde meu nome pròprio
Literatura/Anna Ribeiro> pseudônimo
que uso em homenagem a minha avo´materna.
Amiga hoje com mais calma dei mais uma olhadinha nas tuas paginas,gostei de tudo que vi,tive vontade de arrumar algumas coisas aqui em casa,sabe aquele ditado Casa de Ferreiro...Então vale pra mim. Bom,despeço-me com abraços.

Lúcia Bezerra de Paiva disse...

Muita doçura, própria de Quintana.
Sinto essa ternura, pelas ruas em que vivi na infância.

Um abraço, Maria Luiza,
da Lúcia

Unknown disse...

e eu li...e sonhei em estar nessa ruazinha, bater na porta de uma dessas casas pra conhecer quem mora nela...apenas um sonho...

Maria Alice disse...

Olá Maria Luiza
Obrigado pelo carinho.Aqui está o link para vc saber o que é bordado ingles prensado
http://loja.mixcriativo.com.br/produtos.asp?produto=2777
beijos

Maria Alice disse...

Olá Maria Luiza
Obrigado pelo carinho.Aqui está o link para vc saber o que é bordado ingles prensado
http://loja.mixcriativo.com.br/produtos.asp?produto=2777
beijos

Roselia Bezerra disse...

Olá, minha amiga querida
Quisera estar embarcando pra um lugar onde tivesse uma ruazinha assim... já estive em lugares onde têm essas ruelas e gosto demais!!! Em MG tem muito nas cidades históricas...
Bjm de paz

casa de fifia disse...

BOM DIA MINHA FLOR
DESCULPE A DEMORA DE PASSAR AQUI, E TE AGRADECER AS PALAVRAS CARINHOSO PELO MEU NIVER,MAS è QUE ANDO MUITO CANSADA, è SEMPRE ASSIM,QUANDO PASSAMOS DO INVERNO PARA O VERÃO,ME BATE UM CANSAçO,
SEMPRE AMIE MARIO QUINTANA,ACHO QUE è O MAIOR POETA DO NOSSO AMADO BRASIL.
QUANDO EU MORAVA NO BRASIL,LI UM SEU LIVRO,ME PARECE QUE SE CHAMAVA, A BOLSA è A VISA,OU ALGO PARECIDO,DESDE DE ENTÃO NÃO O DEIXEI MAIS.
TAMBÉM LI UM SEU LIBRO, QUE SE NÃO ME ENGANO è PÓSTUMO, DE POESIAS ERÓTICAS.
FLOR OBRIGADO,A SUA PRESENçA E SEUS RECADINHOS ALEGRA O MEU DIA.
GRAN BACIONE DESTA AMIGA ITALIANA

casa de fifia disse...

foi

CamomilaRosaeAlecrim disse...

Adorei...adoro poemas e este de Mario Quintana é lindo !
Beijos e uma ótima quarta-feira e um feriado de bons pensamentos!
CamomilaRosa

rose japan disse...

Ola Maria Alice obrigada pela visita viu e tbm ja vi a senhora em blogs amigos, e agora estamos nos encontrando definitivamente rs., amei a poesia, ela eh muito linda, e desejo p a senhora essa noite de estrelinhas ...

Bjinhos rose jp

Luma Rosa disse...

Uma ruazinha para lá de encantadora!! Mais encantador ainda o texto do Quintana! O único problema dessa ruazinha (imagem) é caminhar por ela! (rs*)

Off-topic: Ah, deixa eu te contar que não sou de modismos? Os quadrinhos pretos são herdados com fotos antigas em preto e branco ainda e, eu não quis alterá-los. Também gosto de customizar e deixar as coisas com a minha cara!

Boa semana!! Beijus,

marisa disse...

Esse poema faz parte da minha infancia...declamei quando tinha apenas 7 anos. Hoje aos 37 faltando apenas um dia para completar dia 38, ainda o tenho bem vivido em minha mente...ganhei um livro de historihnas que li milhares de vezes pois era unico....

marisa disse...

Esse poema faz parte da minha infancia...declamei quando tinha apenas 7 anos. Hoje aos 37 faltando apenas um dia para completar dia 38, ainda o tenho bem vivido em minha mente...ganhei um livro de historihnas que li milhares de vezes pois era unico....

Anônimo disse...

Esse poema faz parte da minha infancia...declamei quando tinha apenas 7 anos. Hoje aos 37 faltando apenas um dia para completar dia 38, ainda o tenho bem vivido em minha mente...ganhei um livro de historihnas que li milhares de vezes pois era unico....

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...